A cola dos impressionistas

Na escola, aprendemos que a fotografia, então recém-inventada, foi decisiva para o impressionismo. Muito bem, mas eu mesmo não me lembro de ter visto muitos exemplos como os que seguem: pinturas “coladas” de uma foto — e melhoradas. No máximo, tinha visto uns Degas, acho. Mas não tenho certeza. Maior que a minha ignorância, talvez apenas o meu esquecimento – para não falar outra coisa.

De cima para baixo, na ordem: Toulouse-Lautrec, Paul Cézanne, Edgar Degas e Paul Gauguin.

Achei essas imagens do ótimo blog de ciência Fogonazos, do jornalista espanhol Antonio Martínez Ron.

Publicado em 17/08/2010

14 Replies to “A cola dos impressionistas”

  1. Num breve comentário, as influências da fotografia para a Arte Moderna foram a inclusão de novos enquadramentos compositivos e a fragmentação dos movimentos, e não a possibilidade de se utilizá-las como originais a serem copiados.

Deixe um comentário para Raquel Toledo Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.