O livro do fim do mundo

Fez bastante sucesso, semana passada, o post Três ideias de capa para e-books, boladas por Charlie Orr, do fantástico The Hypothetical Library, um blog de capas imaginárias. Volto agora com outro livro bolado pelo blogueiro borgiano, com três versões: uma impressa, outra em formato audiolivro, outra para e-readers. O título: Se Você Ler Este Livro, O Mundo Acabará. O autor: Neil Gaiman, um dos autores — como ele diz — que inspiraram o blog. Dentro da hipotética obra, estaria escrito nome secreto de Deus e a forma de pronunciá-lo. Then, game over.

Mas como criar um livro que não deve ser lido? Para fazer as três versões, um bocado de gente, ajudou. Na primeira, impressa, foram aplicados vários rebites de ferro no volume, envolvido com uma cinta metálica presa por um cadeado. Fácil.

A segunda, em audiolivro. Mais complicado. Lembrando que Gaiman tem o hábito de gravar suas obras em leituras ao vivo, a ideia foi emular a leitura dramática de uma novela num programa de rádio, como fez Orson Welles em Guerra dos Mundos. O resultado técnico é bom, mas é preciso reconhecer que a solução foi um pouco decepcionante — mas talvez não houvesse outra. Clique no player abaixo para ouvir o áudio. Se você tiver coragem.

A terceira, em e-book. Aqui, a ideia, a realização e o efeito são ótimos. A capa tem, digamos, um cadeado digital: um quebra-cabeça interativo. Clique na imagem ao lado para ir para a página interativa, escrita em HTML5, em que você deve organizar as letras do título com o mouse. (ou com o dedo, no caso de um iPad). Vencida essa parte (não é tão difícil), você irá para uma espécie de versão visual do audiolivro — ou seja, não conseguirá ler e entender patavina nenhuma.

Mas essa sempre foi, claro, a ideia.

5 Replies to “O livro do fim do mundo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.