Calvin, a Universidade e o Princípio Pedro Pipa

Fazia um tempo que eu estava pensando de publicar essa tira — clássica — do Calvin. Sempre me lembrava de um antigo texto de Robert Darnton, chamado Publicação: Uma Estratégia de Sobrevivência para Autores Acadêmicos, no livro O Beijo de Lamourette (Companhia de Bolso, 400 págs., R$ 29). O nome  do texto já é uma gozação com a mania acadêmica de fazer títulos com aliterações e dois pontos — Calvin chega perto dessa fórmula O historiador,  ex-membro do conselho da editora universitária de Princeton, se diverte apontando o predomínio do p nos títulos e a passagem da aliteração do título principal para o subtitítulo, coisa que chamou de “Princípio Pedro Pipa”. Assim:

Perigo, Pestilência e Perfídia: A Formação da Lucknow Colonial, 1856-1877

Paxás, Peregrinos e Grupos Provinciais: O Domínio Otomano em Damasco, 1807-1858

Pintura e Punição: A Arte a Serviço os Processos Penais Durante a Renascença Florentina

Trocando as letras (m, l e r também faziam sucesso), mas sem nunca abandonar os dois pontos, outras estratégias eram (são) bastante comuns, como ir do grande (ou gradiloquente) para o pequeno — mais ou menos o que Calvin faz acima e como é demonstrado no que se segue, um dos meus preferidos:

Bebida e Bagunça: A Reforma Pela Sobriedade em Cincinatti Desde o Ressurgimento Washingtoniano até a ATCM (Associação da Temperança Cristã da Mulher).

E há sempre o samba-do-crioulo-doido à maneira Calvin, só para fazer cortina de fumaça:

Marximo e Dominação: Uma Teoria Psicanalítica Feminista Neo-Hegeliana das Liberações Sexuais, Políticas e Tecnológicas.

Duvidam? Façam uma pequena pesquisa nos livros de ciências humanas em circulação, especialmente os de acadêmicos. Alguns, naturalmente, são ótimos  e claríssimos — eu poderia citar vários. Mas poderia também mencionar outros tantos que não ficam nada a dever à retórica de Calvin.

11 Replies to “Calvin, a Universidade e o Princípio Pedro Pipa”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.